segunda-feira, 4 de abril de 2011

CPI do tráfico de humanos vai realizar 1ª reunião de trabalho

Foto: Imprensa/Alepa


Os membros da CPI da Assembléia Legislativa do Pará designados para apurar o tráfico de humanos no Estado do Pará vão realizar, nesta quinta, dia 24.03, a partir das 14h, a primeira reunião administrativa, na sala da Comissão de Constituição e Justiça.
Na pauta a definição sobre as linhas de investigação; a estrutura de funcionamento; o cronograma e agenda de atividades; e ainda a montagem da base logística para o trabalho em todo o Pará.
O deputado Carlos Bordalo (PT), relator da comissão considera a existência de pelo menos três linhas principais de investigação a ser seguida pela CPI. “A primeira abrange a questão do tráfico de humanos com fins sexuais e econômicos. O segundo, relacionado ao tráfico e a comercialização de órgãos e tecidos. E o terceiro voltado ao trabalho escravo com fins econômicos”, exemplificou.
“Vou propor além do relator geral, a existência de três subrelatorias que se debruçariam sobre cada linha de investigação”, adiantou Bordalo. Em sua concepção de trabalho ele considera ainda a necessidade de criação de um núcleo investigativo composto por delegado e outros policiais, “para garantir retaguarda e subsidio de informações ao trabalho”, justificou.
A CPI nomeada é formada pelos deputados: João Salame (PPS), presidente; Carlos Bordalo (PT), relator; Celso Sabino (PR), vice-presidente; Edmilson Rodrigues (PSOL); Gabriel Guerreiro (PV); Parsifal Pontes (PMDB); e Cilene Couto (PSDB). Como suplentes vão atuar: a deputada Ana Cunha (PSDB) e Luzineide (PR); os deputados: Cássio Andrade (PSB), Edilson Moura (PT), Martinho Carmona (PMDB), Eduardo Costa (PTB) e Pastor Divino (PRB).