quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deputado Cássio Andrade participa de Comitiva e vai à China em missão oficial




O deputado Cássio Andrade (PSB) foi membro integrante da missão governamental e empresarial que o Estado do Pará enviou a China, no período de 29 de junho a 9 de julho passado. A comitiva foi coordenada pelo secretário Sidney Rosa, da extinta Secretaria de Projetos Estratégicos e atual titular da Secretaria Especial para o Desenvolvimento Econômico e de Incentivo à Produção.
A comitiva foi composta ainda pelos deputados: Airton Faleiro (PT), Martinho Carmona (PMDB), Fernando Coimbra (PDT) e Eliel Faustino (PR). Acompanhou a delegação o prefeito Hélio Leite, de Castanhal e o empresário Eduardo Repossi Rosa (Rosa Madeireira).
Para o parlamentar do PSB o objetivo da delegação foi o de consolidar o investimento iniciado no Pará com a cadeia do dendê e abrir caminhos para outros investimentos em produtos que não apenas o minério de ferro. “Eu classifico como extremamente benéfico ao Pará a nossa viagem, onde foi garantido aos empresários, investidores e representantes do governo Chinês a vontade expressa do Governador Simão Jatene em realizar parcerias comerciais”, avaliou Andrade.
"Eles têm grande interesse na compra de carne bovina, grãos - como a soja - e polpas de frutas. Em contrapartida, nos foram ofertados novos produtos, pois é de interesse do país que o Pará se torne um polo importador do que é gerado na cadeia produtiva chinesa", informou disse Sidney Rosa, que considerou bastante positivo o saldo da viagem.
Turismo, indústria e agronegócios também foram tema das negociações feitas junto a instituições chinesas e renderam ao Pará a perspectiva de bons acordos comerciais que podem garantir a diversificação da pauta de exportação e ampliação dos investimentos nos setores produtivos do Estado.
A programação da missão paraense passou por Beijing e Jinan, capital de Shandong, e pelas cidades de Qufu, Liaocheng e Taian, onde foram recebidos por secretários do governo chinês e dirigentes de empresas.
Na opinião de Zhang Jigang, vice-secretário de Relações Internacionais do Governo Popular da Província de Shandong, a visita da comitiva foi bastante proveitosa e aprofundou os conhecimentos bilaterais, fortalecendo os laços de amizade entre os dois governos. "Essas negociações são fundamentais para um futuro intercâmbio e cooperação nas áreas da economia, comércio, cultura e educação entre as duas províncias. Estamos certos de que essa visita estreitará ainda mais as relações e impulsionará o desenvolvimento comum do Estado do Pará e Provincias da China”.


Assessoria de Imprensa do Dep. Cássio Andrade