segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Deputado defende o uso de asfalto originário de pneus reciclados



O deputado Cássio Andrade (PSB) apresenta nesta terça-feira (07.02), no início das sessões legislativas de 2012, projeto de lei estabelecendo, o uso do asfalto enriquecido com borracha pulverizada proveniente da reciclagem de pneus usados inservíveis, na conservação de estradas estaduais, sempre que possível.
O objetivo do projeto argumenta Cássio Andrade, é dar finalidade aos pneus que são jogados no lixo e que seu uso seja feito para a recuperação das estradas estaduais que sempre estão exigindo manutenção.
“O material resultante da borracha pulverizada proveniente da reciclagem de pneus inservíveis retarda o aparecimento de trincas, dando maior durabilidade ao asfalto”, explicou Andrade. Para ele os custos operacionais serão diluídos, justamente pela vida útil de pneus usados que, de outra forma, seriam descartados na natureza.

Deputado defende profissional de reanimação neonatal na sala de parto


O deputado Cássio Andrade (PSB) apresentou projeto estabelecendo obrigatoriedade da presença de um profissional em reanimação neonatal na sala de parto em hospitais, clínicas e unidades integrantes do Sistema Único de Saúde – SUS. O projeto pretende assegurar o direito de assistência à mulher e ao recém-nascido, no momento do parto.
“O uso obrigatório do profissional em reanimação neonatal nas salas de parto é um dos mais importantes desafios na prática pediátrica”, segundo os médicos que consultei, explicou o deputado. “A ressuscitação terá repercussões por toda a vida definindo a qualidade de vida do bebê, da família e o papel deste na sociedade. Um bebê com seqüelas, além de necessitar de cuidados relacionados à saúde por toda a vida com internações freqüentes, necessitará de estimulação por tempo prolongado e de educação especial”, afirmou Andrade.
No Brasil, a asfixia aparece com causa de morte em 11,7% dos óbitos ocorridos no primeiro ano de vida, segundo dados de 1995 do Sistema de Informação de Mortalidade, SIM, CENEP/FNSMS. Segundo a Academia Americana de pediatria, 5 a 10% de todos os bebês necessitam de alguma manobra de ressuscitação ao nascimento e 1 a 10% dos nascidos em hospitais precisam de ventilação com pressão positiva. Em todo o mundo, ocorrem por ano mais de cinco milhões de mortes no período neonatal, e em 20% dos casos, é asfixia responsável por estas mortes. “A simples implantação de técnicas simples de reanimação neonatal poderia modificar o prognóstico de mais de um milhão destas crianças por ano”, defende Cássio Andrade.

Visita da comitiva de Bannach à Rede Celpa em Belém



O deputado Cássio Andrade (PSB) acompanhou a Comitiva coordenada pelo prefeito Valber Milhomem, do município de Bannach, em uma reunião realizada na quarta-feira (25.01) com diretores da Rede CELPA para discutir sobre a implantação da rede de energia nas comunidades de Colônia Carajás, Três Marcos, Gleba 103, Pista Branca, Riozinho I e II, e a Aldeia indígena Kriny Kayapó, a serem financiados pelo projeto Luz no Campo do Governo Federal.
O deputado Cássio Andrade foi quem conseguiu marcar a reunião. Os integrantes da Comitiva foram recebidos por Álvaro Bressan, diretor da Rede Celpa, que demonstrou a situação de todos os projetos de serviços de energia elétrica na zona rural de Bannach e garantiu ainda resposta imediata aos pleitos formulados pelo município até o final da primeira quinzena de fevereiro de 2012.
“A visita da comitiva vai ajudar na celeridade de todos os processos”, disse Bressan. Ele prometeu ainda que os projetos que por ventura não forem contemplados na primeira fase estarão inclusos na outra etapa que será executada ainda este ano. O diretor parabenizou toda a comitiva pela iniciativa da visita para conhecer como funciona a Rede Celpa e agradeceu o empenho do prefeito em organizar a viagem.“Estamos esperançosos em ter energia em nossa região”, manifestou o produtor rural Sebastião Gregório, que ficou satisfeito com a viagem e empenho manifestado pelo prefeito. Valber Milhomem, agora está na expectativa de saber quantas famílias serão beneficiadas com a rede de energia a ser implantada nas comunidades do município.
A Comitiva coordenada pelo prefeito estava composta pelos vereadores; Zé da Vera (Presidente da Câmara), Ana Maria (PCdoB) e Marlene Camargo (PSDB). Pelo Cacique Pedro Kayapó, que estava acompanhado de três guerreiros da Aldeia Kriny e ainda pelos presidentes: Aurino Gonçalves e Alcides Pereira, da Associação dos Produtores do Riozinho I e II respectivamente, e mais 10 pessoas representativas de outros segmentos sociais de Bannach.